top of page

TOP 10

Sessão Escurecimentos:

10 documentários que merecem destaque por problematizar e refletir quando o assunto é Racismo

01

A ROTA DO ESCRAVO: UMA VISÃO GLOBAL

É um documentário educativo e informativo apoiado e produzido pela UNESCO. Ele apresenta as várias histórias e heranças decorrentes da tragédia mundial do comércio de escravos e da escravidão. Fornece também um panorama da deportação massiva de populações africanas para diferentes partes do mundo, incluindo as Américas, a Europa, o Oceano Índico, o Oriente Médio e a Ásia.

02

ECOS DA ESCRAVIDÃO - CAMINHOS DA REPORTAGEM

Fosse nos engenhos de açúcar, nas lavouras de café ou na mineração, o serviço pesado estava nas mãos dos cativos. E em homenagem aos 127 anos da Lei Áurea, o Caminhos da Reportagem traça o longo e difícil caminho do cativeiro à abolição, a luta pela liberdade, as formas de alforria, os principais abolicionistas. Ainda analisa uma polêmica: é possível ou não reparar os males deixados à população negra por anos e anos de trabalho escravo?

 

03

A Negação do Brasil - O Negro nas Telenovelas Brasileiras

Um ótimo documentário de Joel Zito Araújo. O contexto de produção da obra se insere no âmbito das discussões sobre a presença dos negros na mídia e do estabelecimento de cotas para afro-brasileiros nas propagandas veiculadas pelos meios de comunicação.

04

Documentário sobre o Dia da Consciência Negra - ONU BRASIL

Considerado o maior herói negro nacional, Zumbi dos Palmares é figura presente na história do Brasil. O dia 20 de novembro, feriado nacional, é um convite para relembrar a luta pela libertação dos escravos e para refletir sobre os avanços e desafios da população negra no Brasil. Confira neste documentário, parte da Década Internacional de Afrodescendentes da ONU.

05

"The Many Faces of Billie Holiday" - Documentário legendado 

Negra, pobre, prostituída. A vida instável levada entre entre reformatórios e cabarés, das ruas do Harlem até as casas de espetáculos mais prestigiadas do planeta, entre a pobreza, fome, o sucesso arrebatador e a consolidação como "a melhor de todos os tempos".
Nascida Eleanora Fagan Gough a 15 de abril de 1915, logo no início de vida Billie conheceu os percalços do cotidiano, em uma época difícil em que a população estava dividida e classificada por cor, Billie logo percebeu que era branca demais para ser negra, porém negra demais para ser branca, jamais aceitou ser classificada por sua cor, uma ousadia à época, lutou a vida toda para se impor e pagou um preço alto por isso.

06

Consciência Negra é destaque no documentário "História da Resistência Negra no Brasil

o Ano Internacional dos Afrodescendentes e as políticas públicas brasileiras voltadas para a população negra em diferentes áreas: trabalho, educação, segurança, saúde, entre outros temas. O programa apresentou o documentário "História da Resistência Negra no Brasil", realizado pelo CEAP - Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, com direção de José Carlos Asbeg.

07

Brasil: Uma História Inconveniente

Além das comemorações que estão acompanhando o "Brasil 500 anos", esse momento deve ser também, uma oportunidade de reflexão histórica, principalmente por parte de setores que nesses 5 séculos se fortaleceram, em detrimento da maioria da população, ontem indígena, negra-escrava e hoje representada por uma imensa camada de miseráveis e excluídos da "democracia" e do "Estado de Direito".

08

Herança Negra no Rio de Janeiro

Até meados do século XIX eles desembarcavam aos milhares no Rio de Janeiro. Da cidade, a grande maioria partia para as fazendas sustentando a monocultura e a riqueza dos senhores de terra. Os africanos cruzaram o Atlântico escravizados e aqui além de contribuir imensamente para a construção do país ajudaram na formação da cultura brasileira.

09

Princesa Isabel (1/2) - De Lá Pra Cá - TV BRASIL

Ao longo do século dezenove somente nove mulheres estiveram à frente do Governo de seus países. Uma dessas mulheres foi a Princesa Isabel, filha do Imperador Pedro Segundo, herdeira do trono brasileiro. Ela o substituiu três vezes como chefe de Estado, na condição de Princesa Regente. Seu ato mais importante foi a assinatura da Lei Áurea, que libertou os escravos, em 1888. Por isso, ela é lembrada em nossa história como a redentora. A Abolição também precipitou a proclamação da República, que não hesitou em banir a família real. A princesa morreu no exílio, em 1921, sem nunca mais ter retornado ao Brasil. Apesar de ter sido uma figura importante da nossa história, não existem estudos suficientes sobre sua atuação como governante e nem a publicação de uma biografia consagrada.

10

A História do Racismo e do Escravismo (BBC).

A "História do Racismo" é um documentário produzido e realizado pela British Broadcasting Corporation (BBC) - que aborda o legado deixado pelo racismo e pelo escravismo ao longo dos séculos -,
como parte da comemoração do bicentenário da Lei de Abolição ao Tráfico de Escravos (1807), a BBC 4, dentro da chamada "Abolition Season", exibiu uma série composta por três episódios, independentes entre si, abordando a história e os aspectos do racismo pelo mundo. São eles: "A Cor do Dinheiro", "Impactos Fatais" e "Um Legado Selvagem".

 

BACANA SABER:

todos estes documentários estão disponíveis no youtube.

Unwind Yourself - Marva Whitney
00:00
bottom of page